Quando Ted Nelson cunhou o termo hipertexto, sua idéia era nomear uma forma de organização do conhecimento que se aproximasse da estrutura não-seqüencial do pensamento humano.
As idéias não precisam ser separadas nunca mais [...]. Assim, eu defino hipertexto simplesmente como escritas associadas não-seqüenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes regiões (1987 apud LEÃO, 1999, p.21).
Nos últimos tempos, temos visto várias iniciativas que buscam unir nossas idéias às idéias de outras pessoas de forma não-seqüencial.
Uma delas é o Remixando, que é um coletivo de narrativas que funciona da seguinte forma:
No ambiente trafegam histórias em formato texto, imagem (fotografias, ilustrações, HQs, recortes), formato sonoro ou em vídeo. O participante poderá alterar uma narrativa existente a partir do desenrolar da trama; alterar os personagens ou mudar de formato, ou seja, continuar a história com inserção de uma imagem, áudio ou vídeo. A cada bloco temático (cotidiano, relacionamentos, confissões, vivências, depoimentos, música, fatos, sobre) será possível espiar, participar, modificar ou iniciar uma nova narrativa – apropriando-se do formato existente ou escolhendo outro numa lúdica brincadeira de telefone sem fio.
Um outro exemplo é o Livro de Todos, uma obra coletiva na qual o leitor, após ler a história lá escrita, pode dar a ela o rumo que quiser. O livro será lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 14 e 24 de agosto de 2008. Este projeto funciona da seguinte forma:
O site do Livro de Todos ficará aberto para preenchimento dos textos de 16 de maio de 2008 a 16 de junho de 2008, das 14h às 24h.
Qualquer um que quiser pode participar quantas vezes quiser também. Basta ler o regulamento e se cadastrar. O participante terá um limite de até 20000 caracteres por participação e todos os textos escritos serão enviados para uma comissão de edição que poderá utilizar livremente todo o texto ou partes deste texto na composição final do conteúdo do Livro de Todos.
Diariamente, essa comissão irá avaliar, selecionar e editar os textos enviados e irá atualizar a história no site para que, no dia seguinte, os participantes possam ir completando a história.
E você, conhece algum projeto parecido com esses?
Nenhum comentário:
Postar um comentário