quinta-feira, 11 de setembro de 2008


A reportagem multímida Violência velada, do JC OnLine, foi a vencedora na categoria webjornalismo do 5º Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo.

No site do jornal há outras reportagens multimídia muito interessantes.

Via JC Online.

Leia Mais…

terça-feira, 9 de setembro de 2008

II Seminário Internacional de Jornalismo Online - MediaOn

A segunda edição do MediaOn acontece entre os dias 9 e 11 de setembro na
Sala Itaú Cultural, em São Paulo.

O MediaOn é um fórum internacional criado por jornalistas e profissionais da internet para debater os rumos de suas atividades e as tendências da informação no mundo digital.
A segunda edição [...] debaterá a expansão das redes sociais na internet e as coberturas na web das campanhas eleitorais norte-americana e brasileira.
Entre os palestrantes e mediadores estão alguns dos mais renomados e bem sucedidos jornalistas, produtores de conteúdo e executivos de mídia do Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina.
Entre os painéis mais procurados, segundo blog do evento, está o que tem como tema “A web e as eleições nos Estados Unidos”, que discutirá a importância da internet nas campanhas, as estratégias dos candidados à Presidência dos EUA, novos hábitos dos eleitores para se informar e outros pontos, que estão na programação.

Abaixo, a programação de alguns painéis.

Painel 1 – A web e as eleições brasileiras - Quarta-feira - 09h30 às 11h00

  • A importância da internet na campanha eleitoral e o uso das redes sociais
  • Comparação do uso da web com eleições anteriores e novas tendências para pleitos futuros
  • A cobertura online: estudos de casos

Mediador: Alon Feuerwerker – Editor de Política do Correio BrasilienseDebatedores:Ricardo Feltrin – Editor-chefe da Folha OnlineBob Fernandes – Editor-chefe do Terra Magazine


Painel 2 – O novo jornalista e a cobertura eleitoral – utilizaçãodas inovações e ferramentas multimídia - Quarta-feira - 11h30 às 13h00

  • Quais as novas carreiras no Brasil e no exterior?
  • Quais as habilidades indispensáveis ao novo jornalista?
  • Quais os rumos do ensino e da formação hoje?

Mediador: Jaime Spitzcovsky - Diretor da PrimaPaginaDebatedores:Andrea Fornes – Produtora Executiva do MSN BrasilFábio Malini - Professor da Universidade Federal do Espírito SantoEdward Pimenta – Editor de Treinamento Editorial da Abril

Painel 3 - A web e as eleições nos Estados Unidos - Quarta-feira - 15h30 às 17h00

  • A importância da internet na campanha eleitoral e o uso das redes sociais
  • As estratégias de Barack Obama e John McCain no uso da rede
  • A cobertura online feita nos Estados Unidos e os novos hábitos de consumo de informação dos eleitores
  • Cases da eleição e o que mudou em relação as campanhas anteriores mais recentes

Mediador: Carlos Eduardo Lins da Silva – Ombudsman da Folha de S. PauloDebatedores:Miguel Almaguer – Repórter Especial da NBCFrancisco Mendes – Correspondente em Washington do Grupo Bandeirantes de Rádio

O evento tem a parceria do Terra e apoio da CNN e da BBC Brasil. É possível assistir ao seminário, ao vivo, pelo site do evento.

Leia Mais…

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Globo.com e a Web 2.0

A Globo.com lançou o Portal Globo Amazônia que, entre outras coisas, possui um aplicativo (Amazônia.vc) para ser instalado no Orkut que permite a cada usuário monitorar queimadas e desmatamentos e protestar. Tudo ao estilo "web 2.0". Segundo o site:

Amazonia.vc é um aplicativo que exibe em um mapa os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre queimadas e desmatamento na Amazônia. Instalado no Orkut, o aplicativo permite que o usuário registre seu protesto contra cada queimada ou foco de desmatamento. Além disso, mostra também um ranking com os usuários que mais protestam e gera dados resumidos sobre a destruição da Amazônia. A criação do aplicativo é fruto de uma parceria do Fantástico com a Globo.com.


Interessante, a meu ver, foi a possibilidade de instalar o aplicativo no Orkut, sabidamente o site mais acessado pelos internautas brasileiros e responsável, juntamente com outros sites de relacionamento, pelo alto número de page views (1.868), segundo pesquisa feita pelo Datafolha (2008).

A meu ver, esta solução é melhor do que a encontrada por outras empresas, como a Skol, que criou um widget (Skol Verão) para ser instalado no desktop. Isto porque é muito mais fácil eu acessar algo que faz parte de um site que já estou acostumada a visitar (como o Orkut) do que me lembrar de abrir algo específico. Claro que são propostas diferentes, mas vale a reflexão.

Leia Mais…

sábado, 6 de setembro de 2008

Discovery Channel explica a Internet

Programa do Discovery Channel explica o que é a Internet em quatro episódios de mais ou menos 40 minutos. No primeiro, a Guerra dos Browsers (os demais podem ser vistos na TV à cabo, às quintas 23h a partir de 11/09).


Outras informações no site da Discovery aqui do Brasil.

Para que tem pressa e um inglês fluente, pode ver os vídeos no Youtube. Basta procurar por "the story of the internet".

Leia Mais…