segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Globo.com e a Web 2.0

A Globo.com lançou o Portal Globo Amazônia que, entre outras coisas, possui um aplicativo (Amazônia.vc) para ser instalado no Orkut que permite a cada usuário monitorar queimadas e desmatamentos e protestar. Tudo ao estilo "web 2.0". Segundo o site:

Amazonia.vc é um aplicativo que exibe em um mapa os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre queimadas e desmatamento na Amazônia. Instalado no Orkut, o aplicativo permite que o usuário registre seu protesto contra cada queimada ou foco de desmatamento. Além disso, mostra também um ranking com os usuários que mais protestam e gera dados resumidos sobre a destruição da Amazônia. A criação do aplicativo é fruto de uma parceria do Fantástico com a Globo.com.


Interessante, a meu ver, foi a possibilidade de instalar o aplicativo no Orkut, sabidamente o site mais acessado pelos internautas brasileiros e responsável, juntamente com outros sites de relacionamento, pelo alto número de page views (1.868), segundo pesquisa feita pelo Datafolha (2008).

A meu ver, esta solução é melhor do que a encontrada por outras empresas, como a Skol, que criou um widget (Skol Verão) para ser instalado no desktop. Isto porque é muito mais fácil eu acessar algo que faz parte de um site que já estou acostumada a visitar (como o Orkut) do que me lembrar de abrir algo específico. Claro que são propostas diferentes, mas vale a reflexão.

Nenhum comentário: