domingo, 29 de junho de 2008

Ferramenta para criar slide

Ferramenta para criar slide show do Blogger.

Leia Mais…

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Preparado para o século XXI, XXII...?

Este vídeo é um dos meus preferidos.

Você sabia?


Prometeus - a revolução da mídia

Leia Mais…

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Hipervídeo no Youtube

É claro que o Youtube não ia ficar fora dessa. Lembram do post sobre o Asterpix? O Youtube também tem sua ferramenta de anotações.
Exemplo de vídeos no Youtube usando esta nova ferramenta:
Interactive Crad Game- Harder Version
Interactive shell game

Leia Mais…

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Você é a mídia

Projeto de final de curso muito interessate, o Vc é a Mídia tem como objetivo "tornar-se um registro acadêmico, flexível, para a criação de discussão de um ambiente virtual destinado ao Jornalismo Colaborativo, segmento em ascensão na internet graças à fluidez de trocas informacionais".
Vale conferir!

Leia Mais…

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Colaboração nas empresas

A Pearson Education criou um espaço de troca de idéias e informações onde você pode baixar artigos, apresentações em ppt e pode também contribuir. É o Copyleft.

Copyleft é um site criado pela Pearson Education do Brasil para promover o amplo acesso a obras educacionais ou de apoio ao aprendizado, não se restringindo a textos mas também abrangendo objetos de aprendizado nos formatos suportados (txt, xls, ppt, pps, doc, pdf, docx, xlsx, pptx, ppsx) Sem fins lucrativos, o Copyleft tem como meta propiciar uma distribuição democrática do conhecimento e criar uma base de referência para professores, estudantes, pesquisadores e para a população em geral, além de abrir espaço para novas idéias e abordagens que possam vir a ser publicados comercialmente. Se você é um autor e está disposto a compartilhar seu conteúdo, clique no botão “Publicar” e siga as instruções. A publicação é gratuita, não remunerada e somente pelo período desejado pelo autor.

Leia Mais…

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Exemplos de mashups em língua portuguesa

O site ID GNow fez uma coletânia com 10 mashups com informações sobre o Brasil. São temas que vãos desde grafite na cidade de São Paulo até a prestação de serviços, como a indicação de bares e restaurantes nas cidades do Rio de Janeiro ou Belo Horizonte. Há também mashups interessantes para a área de jornalismo.

Leia Mais…

Vai fazer pesquisa para a monografia?

Então veja algumas ferramentas que podem ser úteis.

Bravenet
Responders
Desvantagens: confirmar página de resposta em inglês, muita publicidade e o resultado volta para o seu email individualmente, o que gera um trabalho gigantesco no caso de ser uma pesquisa grande.

Uma outra ferramenta é o Equestiona.com. Segundo Darlene Santiago:

É facílimo criar um questionário lá. A pesquisa fica hospedada no próprio site, basta divulgar o link para os usuários responderem. E ele fornece todos os resultados em gráficos (vc escolhe pizza ou barras), relatórios já em excel para salvar, respostas individuais completas e até comparação entre pesquisas! DE GRAÇA nos primeiros 30 dias.


Tem também o Qualtrics.

Achei mais um: o PollDaddy. Com interface em inglês, permite a criação de enquetes e pesquisas com perguntas abertas e fechadas. Estou testando e em breve coloco minhas considerações aqui. [Atualizado em 24/7/2008].

E por fim o onipresente Google.

Leia Mais…

Isso é legal?

Acabo de receber em minha caixa de e-mail uma mensagem da Editora Contexto divulgando um lançamento. Segundo texto do e-mail, eles me acharam no currículo Lattes.

Prezada Valéria Machado da Costa,
Tivemos acesso ao seu contato pelo currículo Lattes do CNPq. Nele notamos seu interesse por assuntos referentes ao jornalismo. Por isso, tomamos a liberdade de lhe comunicar que a Editora Contexto acaba de lançar o livro História da imprensa no Brasil.
Esse importante lançamento vem para acabar com um hiato de mais de 40 anos desde que o último livro de referência sobre o assunto foi publicado no Brasil.
Obs: Só enviaremos este e-mail um vez e não cadastraremos seu endereço eletrônico em nenhuma base de dados. Caso tenha interesse em continuar recebendo informações sobre nossos lançamentos, favor cadastrar-se em nosso site.

Conheço a editora e compro bastante livros dela. Mas mesmo dizendo que este é um único e-mail e que tal fato não se repetirá caso eu não me cadastre, seria isso legal? Afinal, eu não autorizei a editora a me enviar seus lançamentos...
Por outro lado, vou me cadastrar... Então isso significa que este tipo de prática é válido? Ainda não tenho resposta para essa pergunta...

Leia Mais…

Produtor da notícia falsa é mandado embora

Fiz um post sobre a notícia da suposta queda do avião em São Paulo que acabou sendo repetida, sem nenhuma checagem, pela web. Agora acabo de ler que o produtor desta notícia foi mandando embora.

Para complementar o assunto, o C-se traz uma matéria sobre como apurar a notícia em caso de suspeita de acidente aéreo e sobre os 7 mitos do Jornalismo on-line.

Leia Mais…

Hipervídeos ou vídeos "interativos"

Qual era um dos problemas de se utilizar vídeo na web? Era o fato de que o vídeo passava e nós ficávamos assistindo de forma passiva. Com a Asterpix é possível criar áreas clicáveis nos vídeos (que eles chamam de notas) e oferecer mais informação ou ir direto para a informação desejada em algum site, blog etc.
Muito interessante... Um exemplo


Para saber mais vá ao blog do Tiago Dória.

Leia Mais…

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sobre Web 2.0 e mídias sociais

Texto interessante que mostra um mapa das mídias socias de forma a agrupá-las de acordo com suas características principais. Ótimo para organizar um pouco nossa cabeça diante de tantas ferramentas disponíveis.
A ascensão dos media sociais

Leia Mais…

terça-feira, 3 de junho de 2008

O paraíso é aqui

Onde? Nas bases de dados on-line da PUC-RS. Lá temos acesso às teses e dissertações defendidas, além de artigos e-books etc.
Tem muito material para pesquisa. Principalmente sobre temas recentes, como novas tecnologias, cuja bibliografia é difícil de termos acesso por aqui. Então... o que você está esperando?

Leia Mais…

Indo além dos comentários

Quando Ted Nelson cunhou o termo hipertexto, sua idéia era nomear uma forma de organização do conhecimento que se aproximasse da estrutura não-seqüencial do pensamento humano.

As idéias não precisam ser separadas nunca mais [...]. Assim, eu defino hipertexto simplesmente como escritas associadas não-seqüenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes regiões (1987 apud LEÃO, 1999, p.21).

Nos últimos tempos, temos visto várias iniciativas que buscam unir nossas idéias às idéias de outras pessoas de forma não-seqüencial.
Uma delas é o Remixando, que é um coletivo de narrativas que funciona da seguinte forma:
No ambiente trafegam histórias em formato texto, imagem (fotografias, ilustrações, HQs, recortes), formato sonoro ou em vídeo. O participante poderá alterar uma narrativa existente a partir do desenrolar da trama; alterar os personagens ou mudar de formato, ou seja, continuar a história com inserção de uma imagem, áudio ou vídeo. A cada bloco temático (cotidiano, relacionamentos, confissões, vivências, depoimentos, música, fatos, sobre) será possível espiar, participar, modificar ou iniciar uma nova narrativa – apropriando-se do formato existente ou escolhendo outro numa lúdica brincadeira de telefone sem fio.

Um outro exemplo é o Livro de Todos, uma obra coletiva na qual o leitor, após ler a história lá escrita, pode dar a ela o rumo que quiser. O livro será lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 14 e 24 de agosto de 2008. Este projeto funciona da seguinte forma:
O site do Livro de Todos ficará aberto para preenchimento dos textos de 16 de maio de 2008 a 16 de junho de 2008, das 14h às 24h.

Qualquer um que quiser pode participar quantas vezes quiser também. Basta ler o regulamento e se cadastrar. O participante terá um limite de até 20000 caracteres por participação e todos os textos escritos serão enviados para uma comissão de edição que poderá utilizar livremente todo o texto ou partes deste texto na composição final do conteúdo do Livro de Todos.

Diariamente, essa comissão irá avaliar, selecionar e editar os textos enviados e irá atualizar a história no site para que, no dia seguinte, os participantes possam ir completando a história.


E você, conhece algum projeto parecido com esses?

Leia Mais…

Projeto de Pesquisa

Há mais ou menos um ano, João Ventura, um ex-aluno da FAFIC, veio me procurar para ser sua orientadora, ou "desorientadora", como gosto de me autodenominar.
Enrolado, mas bom aluno, ele agora está elaborando o seu projeto experimental que consiste em um wiki sobre futebol, uma vez que seu tema é: Ferramentas da Internet e a formação de comunidades virtuais em ambientes futebolísticos.
Ficou interessado?
Então dá uma passada lá no Futebol na Área.

Leia Mais…