segunda-feira, 2 de abril de 2007

Grupos da A1 e aula de hoje

Até o final da aula preciso dos grupos para a A1 sobre jornalismo participativo.

Além disso, na aula de hoje vocês vão criar uma pauta para uma matéria que pode ser feita individualmente, em dupla ou em trio sobre "novas tendências em comunicação online". Esta matéria será enviada para a British Council e ficará disponível para acesso posterior. Essa atividade está atrelada ao evento "Tendências em Comunicação online". Valor: 3 pontos

Um comentário:

Anônimo disse...

Big Blog – Democratização do jornalismo virtual

Atualmente o uso da internet já faz parte do cotidiano das pessoas de uma forma natural a ponto delas se questionarem como podiam viver sem internet, e-mail e processadores de texto há algum tempo atrás.
As opções de acesso e a variedade de serviços online crescem a cada dia e incluído nessa onda hitech o jornalismo pega uma carona, dispondo aos internautas uma gama maior de informações, garantindo desta forma o cruzamento de dados em diferentes sites, o que gera um grau de confiabilidade maior na notícia.
Observa-se a familiarização gradativa dos leitores com endereços virtuais. Os jornais e revistas dão a opção ao leitor da versão eletrônica de suas edições, junto à assinatura das colunas e artigos encontram-se os endereços dos blogs dos autores, o que está virando febre no meio jornalístico.
A jornalista Cora Ronái foi a precursora desse avanço no meio jornalístico, até bem pouco tempo atrás os jornalistas mais antigos se recusavam em usar sequer o computador, várias colunas fazia menção a estranheza do PC, que em sua totalidade faziam saudosas referências as antigas máquinas de datilografia, aliás, equipamento raro hoje em dia. Chegaram a inventar um programa para o Windows que emitia os sons da datilografia para os mais resistentes.
Na esteira do pioneirismo de Cora, políticos descobriram nos blogs uma forma de se comunicar tanto na esfera do discurso, como no plano da defesa de ataques sofridos pelas suas intervenções no cotidiano, com uma massa inimaginável de receptores, ou melhor, eleitores em sua grande parcela. Um dos mais famosos exemplos na área política é o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, com um dos mais polêmicos blogs da rede: Ex-blog do César Maia.
A fotografia digital também era coisa de outro mundo há bem pouco tempo, mas, as empresas de comunicação tiveram que se render as novas tecnologias para garantirem um espaço no imenso mercado que se abria e com certeza a realidade superou qualquer tipo de expectativa, pois, o que vemos é a cada dia, sites mais dinâmicos, interativos, divertidos e “fáceis”, pois, os mais arredios também estão se rendendo a este mundo interativo e tecnológico e por conseqüência achando menos difícil.

Andréa e Sylvio Muniz